Estamos no meio de uma transformação significativa no modo como produzimos produtos, graças à digitalização da fabricação. Essa transição é tão convincente que está sendo chamada de Indústria 4.0 para representar a quarta revolução que ocorreu na manufatura. A quarta revolução industrial continuará o que foi iniciado na terceira revolução (computadores e automação), aprimorando com inteligência artificial e sistemas autônomos alimentados por dados e machine learning.
Embora alguns descartem a Indústria 4.0 como meramente um chavão de marketing, estão ocorrendo mudanças na fabricação que merecem nossa atenção.
Indústria 4.0 otimiza a informatização da Indústria 3.0
Quando os computadores foram introduzidos na Indústria 3.0, foi uma adição totalmente disruptiva graças à adição de uma tecnologia totalmente nova. Agora, e no futuro, à medida que a Indústria 4.0 se desenrola, os computadores são conectados e se comunicam entre si para, finalmente, tomar decisões sem o envolvimento humano. A combinação de sistemas ciber-físicos e a Internet das Coisas tornam possível a Indústria 4.0 e a manufatura inteligente. Como resultado do suporte de máquinas inteligentes que ficam cada vez mais inteligentes à medida que acessam mais dados, nossas fábricas se tornam mais eficientes, produtivas e com menos desperdícios. Por fim, é a rede dessas máquinas que são conectadas digitalmente entre si e criam e compartilham informações que resultam no verdadeiro poder da Indústria 4.0.
Aplicações da indústria 4.0 hoje
Embora muitas organizações ainda estejam em negação de como a Indústria 4.0 poderia impactar seus negócios ou lutando para encontrar o melhor talento ou conhecimento para adotá-lo, várias outras empresas estão implementando mudanças atuais e se preparando para um futuro onde as máquinas inteligentes melhoram seus negócios. Aqui estão apenas algumas das aplicações possíveis:
Identificando oportunidades: Como as máquinas conectadas coletam um enorme volume de dados que podem fornecer dados sobre manutenção, desempenho, problemas, e também analisar esses dados para identificar padrões e insights que seriam impossíveis para um ser humano realizar em um prazo razoável, a Indústria 4.0 oferece a oportunidade para os fabricantes otimizarem suas operações de maneira rápida e eficiente, sabendo o que precisa e quando precisa. Ao usar os dados gerados pelos sensores em seus equipamentos, uma mina de ouro na África identificou um problema com os níveis de oxigênio durante a extração de minério. Uma vez resolvido, eles foram capazes de aumentar seu rendimento em 3,7%, o que economizou US $ 20 milhões anualmente.
Otimização logística e cadeias de suprimentos: Uma cadeia de suprimentos conectada pode ajustar e acomodar novas informações quando apresentadas. Se um atraso climático atrapalhar uma remessa de suprimentos, um sistema conectado poderá se ajustar automaticamente a essa realidade e modificar as prioridades na fabricação.
Robôs: Uma vez possível apenas para grandes empresas, com orçamentos igualmente grandes, agora a robótica é mais acessível e disponível para organizações de todos os tamanhos. Desde a escolha dos produtos em um armazém até a sua pronta entrega, os robôs autônomos podem oferecer suporte rápido e seguro aos fabricantes. Os robôs movimentam mercadorias pelos armazéns da Amazon, além de reduzir custos e permitir melhor uso da área útil para o varejista on-line.
Fabricação aditiva (impressão 3D): Essa tecnologia melhorou tremendamente na última década e passou a ser usada principalmente para prototipagem e para produção real. Os avanços no uso da fabricação de aditivos metálicos abriram muitas possibilidades de produção.
Internet das Coisas e a Nuvem: Um componente essencial da Indústria 4.0 é a Internet das Coisas, caracterizada por dispositivos conectados. Isso não apenas ajuda as operações internas, mas pelo uso do ambiente em nuvem onde os dados são armazenados, os equipamentos e as operações podem ser otimizados, aproveitando as ideias de outras pessoas usando o mesmo equipamento ou para permitir que empresas menores acessem a tecnologia que elas não seriam capazes por conta própria.
Enquanto a Indústria 4.0 ainda está evoluindo e podemos não ter uma visão completa até olharmos para trás daqui 30 anos, as empresas que estão adotando as tecnologias sabem do potencial da Indústria 4.0. Essas mesmas empresas também estão discutindo como aprimorar sua força de trabalho para assumir novas responsabilidades possibilitadas pela Indústria 4.0 e recrutar novos funcionários com as habilidades certas.
Comments