A maneira como os produtos são projetados e desenvolvidos está mudando. Essas novas tecnologias vão desde Gêmeos Digitais até impressão 3D. Elas não apenas dão suporte aos seres humanos em seus trabalhos de design e engenharia, mas também podem descobrir com eficiência novas maneiras de resolver problemas que os humanos nunca haviam pensado antes. Os profissionais nas áreas de design e engenharia verão mudanças em suas funções, serão desafiados a adquirir novas habilidades e se tornarem flexíveis, aprendendo novas maneiras de trabalhar em conjunto com máquinas. Eles também precisam aprender a trabalhar com as novas ferramentas de design, engenharia e desenvolvimento de produtos ativadas por essas novas tecnologias. As coisas estão mudando rapidamente. Organizações e profissionais em funções de engenharia e de design não podem ignorar as mudanças se quiserem permanecer competitivos. Aqui estão as cinco maiores tendências tecnológicas que estão impactando a engenharia e o design:
Gêmeos Digitais:
Imagine poder ser capaz de projetar e construir uma réplica virtual, completamente fiel a um objeto físico, de modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização do produto. Tudo isso antes de você gastar recursos do mundo real depois de descobrir uma falha no design. Você não precisa mais imaginar. Embora o conceito de gêmeos digitais já exista há algum tempo, a adoção da Internet das Coisas (IoT) torna os gêmeos digitais mais acessíveis. Gêmeos digitais criam uma réplica virtual exata de algo no mundo físico usando dados e algoritmos em vez de materiais. O potencial transformador dos gêmeos digitais é tão incrível que a tecnologia foi listada nas 10 principais tendências estratégicas de tecnologia da Gartner para 2017 e 2018. A tecnologia dos Gêmeos Digitais foi implantada nas corridas de carros de Fórmula 1 para avaliar o desempenho e a confiabilidade de novas peças. Por fim, um Gêmeo Digital fornece às equipes de design e engenharia informações em tempo real sobre o desempenho de qualquer coisa que elas estejam criando sob uma variedade de circunstâncias.
Inteligência Artificial (IA):
A inteligência artificial continua sendo uma das tecnologias emergentes de mais rápido crescimento. Portanto, provavelmente você não ficará surpreso em saber que ela também está impactando o design e a engenharia, principalmente agora que a Indústria 4.0 está aqui. Os engenheiros precisarão aprender a colaborar com a inteligência artificial para produzir melhores produtos e a estarem abertos a evoluir para trabalhar com as ferramentas mais recentes disponíveis. Os engenheiros devem adotar a flexibilidade e se adaptar às mudanças que a inteligência artificial trará ao modo como trabalham com robótica, processamento de linguagem, automação e muito mais.
Design Generativo:
O Design Generativo usa o software de inteligência artificial (IA) e o poder computacional da nuvem para criar soluções de design que nunca seriam concebidas pela mente humana, ou pelo menos não tão rapidamente. Os engenheiros têm um novo parceiro no design de soluções e podem colaborar com algoritmos de design generativo para co-criar. Para iniciar o processo, um engenheiro ou designer fornece os parâmetros de design do algoritmo e, em seguida, o software explora todas as combinações possíveis e gera centenas ou mesmo milhares de opções de design. Em seguida, o engenheiro ou designer pega essas opções e explora a viabilidade das soluções do design. O design generativo foi usado para projetar objetos do cotidiano, como cadeiras e ferramentas elétricas, além de ajudar a resolver grandes feitos de engenharia, como quando a Airbus usou o design generativo para redesenhar uma partição interna para sua aeronave, o A320. Nesse exemplo, a colaboração entre homem e máquina surgiu com uma solução que reduziu em 45% do peso da peça.
Robótica:
A maioria das organizações se beneficiará de performance aprimorada, de produtos melhorados, da maior produtividade e de muito mais como resultado da adoção de novas tecnologias. Os robôs implantados hoje em dia podem fazer muito mais do que fornecer força física para tarefas ou mover itens pelo armazém, eles podem complementar o trabalho humano de várias maneiras, mesmo com tarefas cognitivas. O tempo e o risco da engenharia foram reduzidos graças ao software que pode simular aplicativos e manutenção robótica. Os robôs agora podem "pensar fora da caixa" em vez de apenas serem programados para executar tarefas repetitivas.
Impressão 3D:
A manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D (impressão tridimensional), está transformando a maneira como os negócios são feitos e a maneira como as coisas são projetadas e produzidas. Desde peças impressas em 3D em aviões comerciais até aquelas implantadas em seres humanos por aplicativos inovadores de assistência médica, a impressão em 3D é incorporada em muitas áreas de nossas vidas. Agora que a impressão 3D é uma parte crítica de como empresas e fabricantes projetam e fabricam produtos, isso está mudando o futuro da engenharia e até a formação acadêmica. Essa tecnologia permite que os protótipos sejam feitos de maneira rápida e econômica.
Comentarios